sábado, 3 de abril de 2010

Complexos Regionais Brasileiros

Além da divisão regional do IBGE, outra proposta caracteriza os espaços brasileiros segundo a organização da sua economia. Ela foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que dividiu o Brasil em três grandes complexos regionais - Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, segundo suas características geoeconômicas.
Na regionalização proposta por Geiger desaparecem os limites que separam os estados. Além disso, veja outras modificações que ela apresenta em relação à divisão do IBGE:
- O sul do Mato Grosso e de Tocantins está agrupado ao complexo regional do Centro-Sul, por causa de suas relações de dependência econômica.
- O norte de Minas Gerais passa a compor o complexo do Nordeste por ser uma área com características econômicas e naturais semelhantes: clima semi-árido e pobreza.
- A porção oeste (ocidental) do Maranhão passa a integrar o complexo regional da Amazônia pela sua afinidade econômica extrativista.
Conheça a seguir as principais características dos três grandes complexos regionais brasileiros.

Amazônia

Com uma área de 5 milhões de km2, a Amazônia compreende 58% do território brasileiro. Além da região Norte estabelecida pelo IBGE, que tem aproximadamente 3 870 000 km^, abrange grande parte dos estados do Mato Grosso e do Maranhão.

Principais características:
Quadro natural: clima equatorial, domínios das terras baixas amazônicas, floresta equatorial e bacia Amazônica.
Quadro humano e econômico: pequena população absoluta, baixa densidade demográfica e economia baseada no extrativismo mineral e vegetal.
Apresenta crescimento industrial na Zona Franca de Manaus. E o principal reduto de povos indígenas, e de problemas de posse de terra e desmatamentos (queimadas). Hoje, a Amazônia é fronteira de expansão agropecuária e de povoamento.

Noroeste

Com 1,5 milhão de km2 a região geoeconômica do Nordeste ocupa 18% do território brasileiro, área quase equivalente ao Nordeste delimitado pelo IBGE. Compreende o norte de Minas Gerais, mas não inclui o oeste do Maranhão.
Considerada a "região-problema" do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terras, seca, falta de oportunidades de emprego. Pode ser dividido em quatro sub-regiões;

Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Maranhão e Piauí compõem essa sub-região, que é uma zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia.
O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

Sertão

É a maior das sub-regiões nordestinas, ocupada em sua maior parte pelo Polígono das Secas, que abrange os locais afetados por secas periódicas,
A pecuária extensiva de corte e o cultivo üe arroz e algodão são as principais atividades econômicas do Sertão. Recentemente, a irrigação tem favorecido a produção de frutas em áreas sertanejas.

Agreste
Pequena faixa que atravessa de norte a sul os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é chamada de
"capital do Agreste".
O Agreste marca a transição entre a área litorânea (Zona da Mata) e o Sertão, A policultura comercial e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas.

Zona da mata

Sub-região economicamente mais importante do Nordeste, a Zona da Mata ocupa a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Foi o primeiro local do Brasil a ser povoado. Hoje é a área mais populosa e a que concentra duas das três maiores cidades do Nordeste: Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco).
O cultivo da cana-de-açúcar e do cacau representa sua principal atividade econômica.

Centro-Sul

Com cerca de 2 milhões de km2, o complexo regional do Centro-Sul abrange a maior parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Corresponde às terras das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, E o complexo regional mais importante e o centro econômico da nação, com mais de 60% da população brasileira. Aí estão 16 das 22 áreas metropolitanas do país,

O grande desafio: as desigualdades regionais

Podemos perceber a grande diferença socioeconômica entre os complexos regionais brasileiros analisando os indicadores sociais de alguns estados. Ficam nítidos os contrastes e o melhor desempenho dos estados que compõem o Centro-Sul.
Taxa de Mortalidade infantil:
R.G. do Sul = 18,4%0
Alagoas = 66,1%0
Taxa de analfabetismo:
Porto Alegre = 4%
Alagoas = 32%

29 comentários:

  1. A minha família adora esse site e eu tembém...
    São pessoas assim que devem administrar nosso país...
    com competência e sabedoria...

    PARABÉNS AO DONO DESSE SITE TÃO MARAVILHOSO...S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2

    ResponderExcluir
  2. ESSE SITE É MUITO BOM ALEM DE SER REAPROVEITADO PELOS ALUNOS ASSIM COMO EU EU ADORO ESSE SITE

    ResponderExcluir
  3. muito bom valeu sua inteligencia maluco

    ResponderExcluir
  4. eu nao acheii nada do que euu estava procurando.
    VÊ se voces botam um site bem melhor viuuu!

    ResponderExcluir
  5. my hola kraio se eu nao passar ...
    mais gostei pacas do site tomara q me ajude ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu otário aprende a escrever

      Excluir
  6. eu não achei o que eu tava procurando so perdi meu tempo

    ResponderExcluir
  7. achei tudo que procurava obrigadaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. SITE BOM,mesmo que eu nao ache o que eu queria,gostei,pois ele se esforçou e pois uma coisa para ajudar as pessoas e alunos

    ResponderExcluir
  9. eu adorei o site é de fácil compreensão
    estão de parabéns

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite


    Favor corrigir o titulo nao é NOROESTE e sim NORDESTE.

    ResponderExcluir
  11. Ameeeei esse site!Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom
    quem não gosto faz melhor

    ResponderExcluir
  13. Gostei muitoo mermo do site dou nota 10,0 é tomara quando eu entregar a pesquisa a professora recebar este número, aquele comentario de cima odiei ele disse que não aprendeu nada deve ser por que ele e muitoo burro.. po cara noroeste tava até pensando em rasgar a pesquisa depois que percebir isso mais ainda bem que vc falou :D

    ResponderExcluir
  14. Amei esse sit ajuda mesmo nas pesquisas de escola.
    obrigada gente vai me ajudar mto em geografia,vou tirar um 10....

    ResponderExcluir
  15. muito bom esse
    site mas que pena que
    eu ñ ahei o que eu
    estava procurando

    ResponderExcluir
  16. eu estava procurando uma coisa e nao achei nada do q eu estava procurando
    odiei

    ResponderExcluir
  17. obrigado, conteúdo didático com boa qualidade e especificado

    ResponderExcluir
  18. oq a proposta de geiger tem em comum com a proposta do IBGE.

    ResponderExcluir
  19. Ei eu ñ gostei , lixo desculpe!

    ResponderExcluir
  20. nao achei nada ve se melhora aiiiiiii

    ResponderExcluir
  21. gostei só porque vai ser útil para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  22. nao achei bolufas do q eu estava procurando....ve se coloca mais conteudo....

    ResponderExcluir
  23. pwo eu ia fazer um trabalho mais só com isso não dá

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações.