sábado, 3 de abril de 2010

De Agroexportador a País Industrializado

O açúcar, o café, a soja, o cacau, a laranja, a banana, o sisal continuam a compor a lista dos produtos exportados pelo Brasil. Mas, na pauta do comércio exterior brasileiro, encontramos também aviões comerciais de porte médio, automóveis e outros bens industrializados.
O Brasil consolidou sua industrialização após a Segunda Guerra, num processo conhecido como substituição de importações. Faz parte das economias industrializadas periféricas, totalmente dependentes do capital e da tecnologia dos países industrializados centrais, que realizaram a Revolução Industrial nos séculos XV111 e XIX.

O modelo econôómico "arquipélago"

Até se incluir no conjunto das nações industrializadas periféricas, a economia brasileira funcionava como um "arquipélago", ou seja, um conjunto de áreas econôómicas que funcionavam como "ilhas", uma vez que eram voltadas para o exterior e desarticuladas entre si.Assim ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste, o café no Sudeste e a borracha no Norte.
A indústria foi a grande responsável pela integração da economia brasileira em torno de um único centro polarizador, no caso a região Sudeste. Vimos essa nova organização espacial do Brasil em função da industrialização, ou seja, em grandes complexos regionais raninnan; nn caoftulo 67,Industrializado, porém subdesenvolvido.

l- O Brasil é um pais industrializado, mas permanece subdesenvolvido em virtude dos indicadores sociais, do nível tecnológico e da dependência da tecnologia e de investimentos internacionais, como financiamentos de bancos privados estrangeiros e abertura de filiais e de empresas transnacionais. Podemos constatar a real situação socioeconômica do nosso país analisando a evolução do IDH, índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU, que leva em conta indicadores de educação, saúde e distribuição de renda.

O Brasil e o IDH

Segundo o Relatório do desenvolvimento humano, divulgado pela ONU em 2001, o Brasil ocupa ao 69ºS lugar entre 162 países analisados. Entre 1998
e 1999, seu IDH foi de 0,750, considerado alto-médio (0,700-0,799). Esse valor coloca-o entre os países de médio desenvolvimento.,
Em dois dos três aspectos analisados, o Brasil melhorou seus indicadores: a esperança de vida aumentou de 67,3 para 67,5 anos e a proporção de maiores de 15 anos alfabetizados passou de 84,5% para 84,9%, de um ano para o outro. O único indicador que piorou foi o PIB per capitao (renda per c«pita), que caiu de 7 071 dólares para 7 033 dólares entre uma edição e outra do relatório elaborado pela
ONU. Essa queda foi causada pela desvalorização do real em 1999.

Depois de verificar, na tabela l, a evolução do IDH brasileiro, confira a classificação dos 162 países analisados pela ONU em 1999.

TABELA1:BRAS!L-IOH(1975-1999)

1975 1980 1985 1990 1995 1999
0,645 0,676 0,690 0,710 0,734 0,750
Fonte. ONU. Relatório do desenvolvimento humano, 2001,

O Brasil, segundo o nível tecnológico

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou um nnovo indicador, o índice de Conquistas Tecnológicas (ICT). Os países foram
classificados em quatro grupos;
-• líderes (Finlândia, Estados Unidos, Suécia, Japão, Coréeia do Sul, entre outros);
-• líderes em potencial (Espanha, Itália, República Tcheca e outros);
Fome: ONU. Relatório do desenvolvimento humano, 2001.
-• adotadores dinâmicos de tecnologia (grupo em que foi classificado o Brasil);
-fl marginalizados (Nicarágua, Paquistão e outros).

Mais uma vez o Brasil obteve má colocação, reforçando sua classificação como nação subdesenvolvida. Entre 72 países avaliados, ficou em 43° lugar, atrás de países como a Argentina, México e inclusive de países como Chipre e Trinidad Tobago., atrás da Argentina, do México e inclusive de países como Chipre e Trinidad e Tobago. Acompanhe a relação dos países que pertencem ao grupo do Brasil.

Um comentário:

  1. um resumo bem legal,dá pra entender o assunto;*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações.