sábado, 3 de abril de 2010

Formação do Território Brasileiro

Formação do território brasileiro e o desenvolvimento de sua economia.

A importância das atividades econômicas

As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. Nossa economia colonial ( 1500- 1822) girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, á exportação e ás necessidades da metrópole portuguesa.

Atividades econômicas do período colonial.

No século XVI- a exploração do pau- brasil era o motor da economia. Nos séculos seguintes, a própria escassez de tal recurso fez gerar novos interesses aos portugueses.
No século seguinte já se tinha um território muito maior e com atividades econômicas mais diversificadas como, o cultivo da cana-de-açúcar, inicio de atividades pecuárias.
Em meados de 1740 a 1750 já no século XVIII, a atividade mineradora, ou seja, a extração de recursos minerais, do solo brasileiro já se destacavam entre os portugueses, e nesse momento o território também já se apresenta basicamente com sua forma atual.

Arquipélago econômico

Normalmente dizemos que o desenvolvimento do território brasileiro se deu em forma de arquipélagos (ilhas). Pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram , associadas as atividades econômicas em si, e as vezes muito distante umas das outras.
Então podemos deduzir que a expansão de nosso território ocorre de forma desigual,e não existe articulação entre as áreas.

A integração Nacional

Até 1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil – canavieira, mineradora e cafeeira – destinavam-se ao mercado externo. A partir daí teve início um processo que se voltou para o abastecimento do mercado interno. Retomando a idéia de que “o Brasil não é só litoral”. A integração econômica territorial do Brasil ou a organização de um espaço nacional interligado só ocorreu de fato com a industrialização, iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.

DIT- Divisão Internacional do trabalho: De modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos agrícolas e industriais na interdependência econômica estabelecida.


Reflexões:

1- Considerando o que é a Divisão Internacional do trabalho e a maneira como a economia afetou o crescimento de nosso território, o que se pode considerar sobre a posição do Brasil em relação a economia mundial?

2- O fato de nosso território ter crescido como um arquipélago e com algumas cidades não terem tido articulação entre si neste processo, apresenta mais aspectos positivos ou negativos. Justifique.

De arquipélago a continente: a constituição do território brasileiro

Introdução
Quinto do mundo em extensão, com 8,5 milhões de km2, situado em uma larga faixa da América do Sul, com quatro fusos horários e pouco mais de 183 milhões de habitantes. O país em questão abriga uma grande diversidade natural e sociocultural. O português é a língua predominante, mas ali também se fala cerca de 180 línguas nativas, abrigando um verdadeiro “caldeirão” étnico-cultural, a partir da presença de povos indígenas, da chegada de colonizadores portugueses e de negros africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. A eles se somaram inúmeros grupos de imigrantes de outras partes do planeta.

Estamos falando, é claro, do Brasil, o país em que vivemos. Ao examinar num mapa político a magnitude e proeminência do território nacional, os alunos podem se perguntar como tal extensão se constituiu ao longo do tempo. Podem indagar também por que até os dias de hoje o gigantismo do seu território, com suas riquezas e potencial econômico-social, ainda não se traduziram em benefícios e bem-estar social para o conjunto de sua população.

Com efeito, se tomarmos como referência alguns indicadores sociais disponíveis, veremos que isso ainda está longe de acontecer. Em 2007, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apresentou o relatório anual do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado com base em dados de 2005 de expectativa de vida, alfabetização de adultos, matrículas escolares e PIB per capita.

No novo relatório, o Brasil passa a figurar na 70ª posição, em uma lista de 177 países, ingressando pela primeira vez no bloco dos países considerados como de elevado desenvolvimento humano, mas ainda em posição intermediária. Embora venha apresentando consistência na evolução de diversos indicadores sociais, são conhecidas as desigualdades sociais e regionais do país.

33 comentários:

  1. MINHA PESQUISA VAI FICAR OTIMA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. monica de sena braga4 de fevereiro de 2012 14:47

      a minha tambem eu acredito que vou tirar um 10 na minha prova de geografia

      Excluir
    2. Também me ajudou na tarefa

      Excluir
  2. parabens pro disponibilizar todos os conteudos isso vem nos ajudar vc não tem noção obrigada

    ResponderExcluir
  3. ameiii muito bom para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. entendi nada e olha que tenho 18 anos de idade

    ResponderExcluir
  5. Não entendir nada com nada,absolutamente nada.Ah,senhor jeová!

    ResponderExcluir
  6. nao tive pasciencia pa ler tudo mas tava bem compreencivo o poco qui lí valeu

    ResponderExcluir
  7. parabéns sou seu fã . ótimo conteúdo e explicação.

    ResponderExcluir
  8. nossa so encontrei aqui se não encontrasse ia tirar zero no trabalho parabens ficou show.

    ResponderExcluir
  9. amei meu trabalho vai ficar muito bom obrigado>
    so queria que explicase mais a pare que fala sobre o portugal

    ResponderExcluir
  10. po legal adorei so quero sabe se o territo brasileiro se formou!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da postagem, é interessante que poucos blogs dispõem "Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações", também tenho um, mas trato de outras questões, mas que no entanto não vejo que sejam temas divergentes, ou que não tenha correlações, já que que a história do povo brasileiro é marcada por muitos traços que pela nossa sociedade atual se tem como perceber a relação povo e política, então eis o blog: iblogdopensador.blogspot.com
    Valeu, e continue com o trabalho.

    ResponderExcluir
  12. adorei e tenho certeza que tirarei uma nota otima.

    ResponderExcluir
  13. Adorei , um texto bastante interessante,onde é muito fácil manter a atenção e ler tudo.
    - Parabéns!
    e muito OBG pela postagem.

    ResponderExcluir
  14. obrigado gostei muitoo!!! vou estudar melhor agora q entendi!

    ResponderExcluir
  15. yc tdc gfc vtfc tcf gc fcx dx ds fdfxc cjg j df jfg khg kjgvdcslhkvb dslj çkh ffkdsh kh fdsah fdk fsk hvds.ÇKH BF.DKSJHBFD Skb kçjfdsK KJ BFD kh fdsKÇJFD;jb k kjfd sK DEKLJ BD JD KJDFS.H DKDKD JDJD FBNKJBF JKFDBSHFBHKDS~BFEUKJFB K FNSK FDÇSK DKSHBF DSÇH ÇK KHN KH KH FDS K JS JS JFHRSDK~HF BDSKH FHHH





    SÓ MELHORA UM POUCO NISSO QUE EU FALEI AKI EM CIMA TÁÁ??

    ResponderExcluir
  16. esse texto está otimo.

    ResponderExcluir
  17. isso me ajudou muito na prova!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. me ajudou no trabalho eu acho que vou tirar um 10

    ResponderExcluir
  19. Ficou muito bom!
    Me ajudou e conserteza ajudou varas pessoas na escola e na vida

    ResponderExcluir
  20. Ameeeei pow , sem condições! minha prof. me explicou e não entendi nada, mais com essa postagem, meu Deus, sou nerd agora. pode acreditar. kkkkkkk, mais é mt bom *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uuuuuuuuuh uuuuuuuuuh, tirei 10 !

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações.