sábado, 3 de abril de 2010

Principais Produtos Agricolas

O Brasil apresenta atualmente uma produção agrícola muito diversificada. É grande produtor mundial de vários produtos:
*milho – é o principal produto de nossa agricultura, de amplo consumo interno, não só pelas pessoas mas também utilizado como ração animal. É cultivado em simples roçados e também em grandes propriedades mecanizadas, com maior produção no Centro-Sul do país;
*soja – o maior produto agrícola de exportação do país. Foi o cultivo de maior expansão nas últimas décadas do século XX. Grande parte da produção é exportada no momento de entressafra para os países do hemisfério norte. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais;
*café – o Brasil continua sendo o maior produtor e exportador mundial e procura atualmente melhorar a imagem de qualidade do café que produz e exporta para conquistar novos mercados mais seletivos. Minas Gerais é o maior produtor nacional. O problema de geadas em terras paulistas e paranaenses deslocou esse cultivo mais para o norte, invadindo o Centro-Oeste e até a Amazônia;
*cana – o Brasil também costuma aparecer como o maior produtor mundial e um grande exportador de açúcar. No entanto, a grande expansão da cana a partir de meados da década de 1970 se deveu a criação do Pró-álcool que levou a cana a ocupar grandes extensões no
Estado de São Paulo, o maior produtor nacional;
*arroz – importante alimento para abastecer o mercado interno, muitas vezes com produção insuficiente para abastecê-lo, pode ser encontrado do sul ao norte do país. As áreas mais recentes de produção estão no Centro-Oeste e Amazônia. O Brasil chega a ser o maior produtor ocidental desse gênero agrícola;
*trigo – talvez o maior problema em nossa produção agrícola porque 2/3 do mercado interno continuam sendo abastecidos com o trigo importado da Argentina e EUA. Novas áreas de produção em climas mais quentes permitem um aumento da colheita do trigo no país, mas com uma produtividade menor e a um custo mais elevado;
*algodão – a produção é crescente para um mercado interno também em expansão, especialmente na indústria têxtil. O Centro-Oeste tem se tornado a principal área de cultivo, com destaque para o Mato Grosso;
*cacau – com dificuldades para manter posição de destaque no mercado externo, a principal área de produção é o sul da Bahia, na região de Ilhéus e Itabuna. Cultura afetada pela praga da vassoura-de-bruxa que levou produtores do cacau a partirem para outros empreendimentos;
*laranja – o Brasil disputa com os EUA a liderança mundial e é grande exportador, especialmente para o próprio mercado norte-americano. São Paulo é o líder da produção nacional;
*uva – destaca-se a área de produção das Serras Gaúchas, com destino para a produção de vinho. Estamos apresentando aumento no total colhido, bem como melhoria de qualidade, indispensável para vendas externas de vinho.
Além desses produtos podemos lembrar do feijão (MG-SP), importante alimento para o mercado interno, a mandioca, a banana (Vale do Ribeira) além da maior produção de frutas tropicais.

47 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto eu gostei(+ ou -) queria coisas diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Kd o mapa, precisava do mapa também, mas gostei.

    ResponderExcluir
  4. principais produtos agrícolas no brasil: http://www.produtosagricolas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. amei!!! mas acho que precisa de um mapa, e acho que vcs podiam fazer um texto sobre o principal problema agrícola na amazônia, pois os alunos do 7º ano do colégio Militar de Manaus, no 4º Bimestre pesquisam muito sobre isso... minha filha estuda lá nessa série e ficou em dúvida pois em nenhum site ela achou sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  7. efsdfdssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssffffffffffffffffffff s

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. adorei o site ele esta me ajudando a fazer um trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. adorei dez com esse trabalho que peguei tirei dez muito obrigado bjsss ♥♥(-:

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse site ta me ajudando faser o meu trabalho de Geografia i eu ja procurei muito i achei esse site ak só ki me ajudo

    Mais tem uma coisa nao tem o Mapa si tivesse o mata éra muito bom :)

    ResponderExcluir
  14. adorei, me ajudou muito para fazer o meu trabalho de geografia.
    tem genta ai, que fica reclamando que esta ruim, mas eles são todos uns bestas que não sabem nada ou que não sabem interpretar um texto.não liga pra eles e não presisa mudar nada.

    ResponderExcluir
  15. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. nossa super interessante

    ResponderExcluir
  17. gostei muito das imformações

    ResponderExcluir
  18. nossa eu adorei esse site é muito bom é SHOW porra caralho émuito bom

    ResponderExcluir
  19. eu so preciso pega os nomes dos produtos copia num papel e ta bom teno mapa ou nao

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. nossa esse site é muito bom pois esta me ajudando a fazer um trabalho de geografia por exemplo ;quais sao os produtos que sao exportados para outros lugares

    ResponderExcluir
  22. gostei muito, so qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
    cade o mapa ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  23. Adoreii o site me ajudou a fazer meu trabalho de Geo

    ResponderExcluir
  24. ahhhhhhhh pluplupluurrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  25. eu adorei seu docomemtariu te aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Me ajuda aew pessoal!!!Estou fazendo um trabalho sobre os produtos agricolas!!!

    ResponderExcluir
  27. gostei muito do texto, vai me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. legal me ajudou bocadao

    ResponderExcluir
  30. oow me ajude a fazer um resuma pra um trabalho de geografia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faiz vc sosinho seu preguiçoso

      Excluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. tmb gostei ta mi ajudando a fazer um trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  33. eu tenho um trabalho de geografia e sse saite me ajudou muito o meu trabalho vale 8 pontos e se eu na entrega na data perco 2 pontos mas faz muito tenpo que eu nao etreguei e vou entregar amanha eu tenbho10 anos e vou fazer 11 dia 25 de janeiro e esquevo mita coisa errada

    ResponderExcluir
  34. eu gostei tem tudo que eu queria ♥♥♥

    ResponderExcluir
  35. aaaaaaaaaaadorei essse trabalho me AJUDOU MUITO NA PESQUISA DA ES COLA...S2

    ResponderExcluir
  36. gostei muito e vou utiliza-lo,no meu trabalho de geografia ;D

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. naum fika com invejinha naum, jah que num gosto faz um melhor,babaca ;P

      Excluir
  38. adorei o sait vou tirar dezzzz.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações.