sábado, 3 de abril de 2010

Recursos Minerais do Brasil

"Minerar, sim, pois os bens minerais são essenciais à qualidade de vida almejada pela humanidade e à sua própria sobrevivência: mas fazê-lo com permanente atenção e todo o cuidado no que respeita ao meio ambiente."
O Brasil é um país privilegiado em recursos minerais. Alguns são abundantes (minério de ferro, manganês, bauxita, cassiterita); outros são mais escassos (cobre, prata, urânio, chumbo).
No conjunto, dispõe de uma grande variedade e quantidade de minerais, mas o aproveitamento desses recursos é prejudicado pela falta de conhecimento das nossas reservas e de capital para a sua exploração. A falta de capital tem levado à participação cada vez maior de grupos estrangeiros. Nenhum tipo de exploração pode ser feito sem a aprovação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Minerais metálicos São recursos naturais não renováveis, isto é, que não podem ser repostos pela natureza. Os princiFontea: IBGE. Anilaria estatístico do Brasil 1399 e Brasil em números 1999. pais minerais metálicos encontrados no Brasil são o minério de ferro, a bauxita, o manganês, a cassiterita, o ouro, o nióbio, a prata e o cobre. Esse tipo de mineral está associado às estruturas geológicas antigas ou escudos cristalinos. O Brasil possui 36% de sua superfície constituída por escudos cristalinos, no entanto os minerais metálicos estão presentes somente em cerca de 4% desses terrenos que se formaram na Era Proterozóica e onde predominam rochas metamórfícas.

Minério de ferro

Está entre os cinco principais itens exportados pelo Brasil. E o mineral mais explorado. O minério de ferro bruto (hematita, itabirita, magnetita, pirita) possui grande importância econômica mundial porque é a matéria-prima básica do aço (liga) utilizado nas estruturas de indústrias, edifícios, hotéis, estádios, aeroportos, pontes e shoppings, etc,, além de inúmeros outros usos.
Os estados de Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero) e Pará (serra dos Carajás) possuem as maiores e principais reservas. A maior parte da produção é exportada para os Estados Unidos, Japão e União Européia.

Principais áreas produtoras Quadrilátero Ferrífero

Central (MG). Localizado entre os municípios de Belo Horizonte, Mariana, Santa Bárbara e Congonhas do Campo, o Quadrilátero Ferrífero é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional; 60 a 70% do minério de ferro produzido nessa área é destinado à exportação, A Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em 1997, é o maior explorador de minério de ferro no Brasil e está entre os maiores exportadores do mundo. E proprietária de jazidas de ferro e outros minerais do Quadrilátero Ferrífero e da serra dos Carajás.
A parte que não é exportada é utilizada nos complexos siderúrgicos da região Sudeste (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, em Volta Redonda, RJ;
Companhia Siderúrgica Paulista - Cosipa, em Cubatào, SP; e na Usiminas, em MG).
O minério de ferro exportado é transportado pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, que liga o Quadrilátero ao porto de Tubarão, em Vitória, Espírito Santo, e pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga o Quadrilátero ao porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro, Serra aos Carajás (PA). Localizada no Sudeste do Pará. Possui a maior reserva mundial de minério de ferro do mundo e é a segunda principal área produtora do país.
A exploração desse e de outros minérios faz parte das estratégias do Projeto Grande Carajás. A produção dessa área está voltada para o consumo externo (Japão) e é transportada pela Estrada de Ferro Carajás. Inaugurada em 1985, essa ferrovia, que tem 890 km de extensão, liga a serra dos Carajás ao porto de Itaqui, na Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A Companhia Vale do Rio Doce é a principal empresa mineradora que explora esse local, entre outras transnacionais.
O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro.
O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e as maiores reservas mundiais de bauxita.

Minério de manganês

Assim como o minério de ferro, o manganês é o elemento básico para a produção do aço. E de fundamental importância para a indústria siderúrgica porque age como desoxidante e dessulfurante.
A região Norte concentra mais da metade da produção nacional de manganês e exporta a maior parte. As maiores reservas estão na serra dos Carajás (PA), no Quadrilátero Ferrífero (MG) e no maciço do Urucum (MS). A maior produção ocorre no Amapá (cerca de 60% do total produzido no país), mas as reservas localizadas na serra do Navio, nesse estado, estão praticamente esgotadas.
Mais uma vez o Brasil está entre as maiores produções mundiais.
Da bauxita é extraído o alumínio, metal muito importante por ser utilizado na fabricação de carros, aviões, portas, janelas, panelas, etc. E um grande condutor de eletricidade e anticorrosivo.
A principal e maior jazida nacional encontra-se no vale do rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, em Oriximiná, no Pará. A maior parte da bauxita extraída no país é exportada para o Canadá e a menor parcela é destinada ao mercado interno. A Companhia de Mineração Rio do Norte (CMRN) é a maior empresa mineral exploradora da bauxita (explora mais de 70% do total) e é a maior produtora mundial particular de bauxita. A maior acionista da CMRN é a Companhia Vale do Rio Doce. Além dela, vários grupos estrangeiros também têm participação: Alcoa (EUA) e Sheiï (Holanda e Inglaterra).
A usina hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins (Pará), fornece energia elétrica para a transformação do minério da bawdta em alumínio. A grande quantidade de bauxita, aliada ao fornecimento de energia elétrica por Tucuruí, gerou o Projeto AibrasAlunorte. Controlado por grupos privados nacionais e internacionais, esse projeto de produção do alumínio, desenvolvido em Bacarena (Pará), visa abastecer o mercado externo.
O grupo norte-americano Alcoa é majoritário na composição acionária do Projeto Alumar (no Maranhão), que apresenta características semelhantes ao Projeto Aibras.

Cassiteríta

Do minério da cassiterita é extraído o estanho.
Mais uma vez o Brasil está entre os principais produtores mundiais.

Ouro
O Brasil está entre os principais produtores mundiais (África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Rússia, Usbesquistão e Brasil, respectivamente) e entre os que têm as maiores reservas mundiais (África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Rússia, Usbesquistão e Brasil, respectivamente). Minas Gerais é o maior produtor nacional. Em segundo lugar, vem o estado do Pará.
Em 1996, foi anunciada a descoberta de uma das maiores jazidas de ouro do mundo. Está em Serra Leste, ao lado de Serra Pelada, no Pará. Será explorada pela Companhia Vale do Rio Doce.
O ouro é utilizado em jóias, tratamento dentário, em muitos setores industriais. A busca desse recurso mineral foi um dos fundamentos da economia mercantilista colonial brasileira (séculos XVII e XVIII).

Nióbio

É um metal utilizado na composição de ligas metálicas empregadas na fabricação de fios supercondutores, turbinas de aviões, entre outros usos.
O Brasil é responsável por mais de 90% da produção mundial desse mineral. Amaior reserva está em Minas Gerais, próximo à cidade de Araxá. Aparte que não é utilizada internamente é exportada para o Japão, para a América do Norte e para a União Européia. O Brasil fornece o principal produto industrializado ligado a esse mineral: o ferro-nióbio.

Outros minerais

O Brasil ainda produz chumbo (extraído da galena, em Minas Gerais e Tocantins), cobre (condutor elétrico explorado na Bahia e no Rio Grande do Sul), níquel (extraído da guamierita em Goiás) e tungsténio (extraído daxilita no Rio Grande do Norte).
O estanho é muito utilizado em liga com chumbo para realizar a solda usada na eletrônica, em objetos de decoração e é muito resistente à oxidação. O estado do Amazonas é o principal produtor nacional, seguido dos estados do Amazonas e do Pará. O estado de São Paulo é o maior consumidor interno; a Argentina e os Estados Unidos são nossos maiores importadores.

Minerais não metálicos

Assim são chamados os minerais cujo principal componente não é um metal. Têm usos diversos, como material de construção (calcário), na indústria química (potássio) e na alimentação (sal de cozinha e água). Não são matéria-prima para as indústrias siderúrgicas.
Nossos principais recursos minerais não metálicos são: sal de cozinha, calcário e alguns minerais radioativos. O Brasil ocupa o nono lugar entre os maiores produtores mundiais de sal de cozinha.
Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro são, respectivamente, os maiores produtores nacionais de sal. O porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, é o principal terminal exportador de sal do Brasil.

Calcário

E uma rocha sedimentar constituída principalmente de carbonato de cálcio. E usado na fabricação de cimento, cal, vidro e também como mármore (processo de metamorfísmo). O Brasil possui calcário em abundância. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia (bacia do rio São Francisco) são seus maiores produtores.

Minerais radioativos

O Brasil explora, entre outros, urânio e tório, dois minerais radioativos usados na produção de energia nuclear. O urânio, hoje escasso, é encontrado em Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero e Poços de Caldas) e no Ceará. Recentemente, foi localizada no Pará uma grande reserva de urânio, na região da cidade de Santarém. Calcula-se que seja a maior do mundo. O tório (Importante combustível de reatores nucleares), também escasso, é encontrado principalmente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

40 comentários:

  1. achei mt legal a materia !
    manuela

    ResponderExcluir
  2. legal,mas nao achei as empresas que eu estava procurando.

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei a materia e demaissss

    ResponderExcluir
  4. È muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Eu só li a parte do minério de ferro, gostaria de dizer que hematita, magnetita e pirita são minerais e itabirito é uma rocha. Nenhum deles é considerado minério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh mano serio? eu precio dessa parte

      Excluir
  6. adorei , muito bem resumido e organizado , parabens!

    ResponderExcluir
  7. muito legau, mas acho que deveriam resumir um pouco mais ok?
    E que eu ainda sou pequena e presiso de resumos

    ResponderExcluir
  8. bjnhuuuuuuuuus, te amo pedro

    ResponderExcluir
  9. Ache 7 "o"s:
    100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000o00000000000000000000000000000000000o000000000000000000000000000000000000000000000o00000000000000000000000000000000000000o000000000000000000000000000000000000o00000000000000000000000000000000000000000000o0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000o0000000000000000000000000000

    ResponderExcluir
  10. muito legal, mas não encontrei muita coisa sobre o
    Mato Grosso e o Piauí, que é o que eu estou pesquisando.

    ResponderExcluir
  11. bem legal ta tudo de bom

    ResponderExcluir
  12. oooooooooooooooooooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. I otario achei os sete 0 kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. muito bom... parabens !!!! continua assim

    ResponderExcluir
  15. para onde vai os minerais explorados no Brasil

    ResponderExcluir
  16. ????????????????????

    ResponderExcluir
  17. mto bom me ajudou mto =^-^=

    ResponderExcluir
  18. legal, mas eu achei q falaria dos locais a onde esses minérios são encontrados

    ResponderExcluir
  19. ta faltando muiiiiiiiiiiiiiiiiiita coisa

    ResponderExcluir
  20. legal mas não achei o que procurava

    ResponderExcluir
  21. MTO BOM MAS NAO ACHEI O Q PROCURO...

    ResponderExcluir
  22. Minha pesquisa ficou ótima.Valeu!!!

    ResponderExcluir
  23. qeria saber mais para onde sao vendidos todos esses minerios '-'

    ResponderExcluir
  24. nada a ver esse merda

    ResponderExcluir
  25. já imaginou este país nas mãos de políticos sérios com o
    potencial que é divulgado? ¨¨Esta nação ia ser pra lá de DEUS ME LIVRE ¨¨
    Elmo.Sr. Ex.Presidente , presenciamos todo o esforço que dirigiu a esta nação, mas ainda nos entristece
    as condições em, que se encontra SAÚDE E O DESCASO COM OS IDOSOS (aposentados),é de domínio público o clamor e reclamação deste povo.
    Sera que um dia isto sera atendido?,Creio não ter mais
    tempo para tal.
    Façam algo de concreto para nossa Nação , pois tenho orgulho como poucos de ser um BRASILEIRO APAIXONADO PELO NOSSO B R A S I L

    ResponderExcluir
  26. adorei a matéria tirei nota 10 vlw vcs são demais
    me ajudou muito

    ResponderExcluir
  27. coloque mapas interessantes para melhorar a visualizaçao

    ResponderExcluir
  28. Está bom. Até parece q fez cópia do meu livro de geografia... ^^

    ResponderExcluir
  29. Qual é a origem do minério de ferro exportado pelo tubarão??????????????

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Você tem o direito de gostar ou não e de concordar ou não com nossas postagens, por isso antes de escrever palavrões tenha atitudes mais inteligentes: procure outro blog, faça um se és capaz ou vai tratar das tuas frustrações.